domingo, 17 de novembro de 2013

Primeira Bolacha da Benedita

Chegados aos 6 meses os bebés já podem, e querem comer ou "roer" o pão e as bolachas. Esta é uma fase deliciosa para eles, pois experimentam novas situações, novos sabores e muitas vezes ajudam nos desconfortos da gengiva por crescimento dos primeiros dentinhos. Para nós, é uma satisfação ver os nossos pequenos de pão ou bolacha na mão com um ar todo satisfeito, na conquista de uma nova fase, mas também nos deixam de coração apertado com receio de se engasgarem, ou sufocarem. A partir dos 6 meses já podem iniciar o glúten, e muitas são as bolachas que existem no mercado, aconselhadas ou não pelos Pediatras. Com a C demos na altura a primeira bolacha da bledina, que tem um formato fácil de agarrar, não se desfaz, nem esfarela de forma a minimizar a possibilidade de o bebé se engasgar. Contém glúten e são indicadas a partir dos 8 meses, mas uma vez que o bebé possa iniciar o glúten, aos 6 meses, pode sem qualquer problema comer as bolachas bledina.
As milupa  também são aconselhadas, mas mais controversas pois existem bebés que se dão muito bem com elas e outros que se engasgam muito, isto por serem mais "grossas" para não se desfazerem com tanta facilidade.
Agora com a B, a nossa Pediatra sugeriu ainda, a partir dos 6 meses, a Bolacha Maria torrada. Bolachas Maria existem imensas, e é apenas uma questão de procurar e perguntar seja ao pediatra ou a outras mães.
Uma dica para quem quiser existem bolachas Maria sem glúten, e sem açúcar, no Celeiro, sei que em Espanha também existem Milupa sem glúten, mas confesso que não sei se há em Portugal. No continente também encontram, na secção dos produtos naturais, opções sem glúten.
No pão, a dica que dou é comprar um pão com muita côdea, e uma côdea durinha de forma a que não se desfaça com muita facilidade, e claro com pouco ou nada de sal.
Chegados os 8 meses já podemos oferecer a saborosa :) Bolacha Maria, a tradicional, que para além de acessível, contêm baixos níveis de açúcar, ao contrario do que muitas de nós pensamos. Importante é também saber que estas tem na sua composição ovos, embora este valor seja muito baixo.
Com a C correu tudo lindamente e nunca se engasgou. Com a B esta tudo em andamento, mas como é mais sôfrega, comilona e apressada, seja com as bolachas ou com o Pão mesmo sem dentes consegue tirar bocados grandes e deixar-nos em pânico com medo que se engasgue. Adorável é ver a sua cara de felicidade a saborear, e fica furiosa se lhe tiramos a bolacha/pão a meio.

Pijama Gap
Adoramos os domingos, e muitas dos nossos domingos são o domingo da Avó:), almoço, família, conversa, descontracção, primos, primos e muita brincadeira. Foi um domingo tão bom que a C hoje adormeceu na mesa do jantar, e as 20h já estavam as duas na cama.

Mesa de Almoço na Avó B




Veja bigclittleb também no Facebook aqui Instagram aqui



1 comentário:

  1. Apesar de mãe e também avó, não sabia que havia bolachas especificas para minimizar a possibilidade do bébé se engasgar! sempre a aprender! estou a gostar!

    ResponderEliminar